sexta-feira, 29 de junho de 2007

Nossa História, nossa Vida...andanças...

História não se aprende só na frente de uma quadro com um professor repetindo que está no livro. Nossa História é fruto da luta das pessoas que não estão nos livros. O contato das crianças com as gerações anteriories gera ao menos um questionamento: "Porque tantas pessoas tem tantas Histórias, e não estão nos livros?" Essa foi uma das perguntas que meu aluno me fez quando levei ele para ouvir os anciãos do bairro. Ele percebeu que o que está no livro é muito difierente que o rodeia. Levar as crianças a relacionar problemas que estão á sua volta, ou mesmo os vivendo, com os conflitos que eles leem nos livros. Como outro comentário que foi feito: "professor...somos todos ainda felás não somos?" Depois de quase 8 mil anos uma crianças conseguir identificar que os que dominam são os mesmos é um grande avanço, ainda mais quando em nossas aulas práticas ela olha para o povo na rua e compara com os trabalhadores egípcios. Tentar responder a última pergunta que foi feita talvez não seja um desafio só meu como professor de História, mas de todos nós que acreditamos na luta por construção de consciência: "Professor...se nossa História é tão importante, porque não está nos livros?"













































sábado, 16 de junho de 2007

Esse é o "bem-estar" social do capitalismo.


" O que me incomoda não é grito dos maus,
mas o silêncio dos bons"
Rev. Martin Luther King Jr.

assistencialismos, clientelismos, oportunismos... parte I


A História se repete, mais uma vez o período eleitoral se aproxima, e com ele uma série de pessoas oportunistas e covardes.Completamente descomprometidos com a política séria, procuram iludir a todos com ações que se aproveitam do abandono do serviço público seja municipal, estadual ou federal.


Renascem das cinzas os "CENTROS SOCIAIS", os "ATENDIMENTOS SOCIAIS" ,"NÚCLEOS SOCIAIS", "AÇÕES SOCIAIS" que vão de uma simples aferição de pressão ou churrascos ao som de "pornô-funk" até cestas básicas e milheiros de tijolo e caminhões de barro.


Infelizmente essa prática é um câncer que consome nossa República que desde seu nascimento em 1889 é controlada pelas Elites, antes agrárias, agora empresariais. Começou com o "coronel" que obrigava seus empregados a votar em seus candidatos, caso contrário eram "corrigidos" com castigos físicos e até mesmo sua alimentação reduzida ao necessário para sobreviver.


Buscando a "satisfação" de seus empregados os "coronéis" organizavam grandes banquetes com churrascos para que todos seus empregados fossem votar felizes, claro nos candidatos do "coronel", prática denominada pelos Historiadores como "coronelismo".


Avaliando melhor, a História não se repete, ELA NUNCA MUDOU em nossa República. Vamos mudar a História vamos dar uma basta, ao ASSISTENCIALISMO, CLIENTELISMO, COVARDISMO!!!!!!!Tais "PRÁTICAS SOCIAIS" são para iludir você e comprar o seu voto !!!!!Oportunistas, superficiais, interesseiros que herdeiros das práticas dos "coronéis" que ainda dominam nossa República.


Não defendo voto, para ninguém em específico, vou me posicionar no momento devido. Mas defendo o VOTO CONSCIENTE. O voto em quem defenda políticas públicas e tenha histórico de vida voltada para essas políticas.


Porque defende-las é simples, o importante é colocar nossa prática seja profissional ou pessoal para realizá-las.


DEFENDO A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA!


DEFENDO A POLÍTICA TRANSFORMADORA, COMPROMETIDA COM OS MOVIMENTOS POPULARES.


Muito Obrigado.