domingo, 23 de março de 2008

Presidene Lula reconhece o legado de Solano Trindade


Solano Trindade recebe Ordem do Mérito Cultural por sua obra


Raquel Trindade recebe a condecoração das mãos do presidente Lula
A importância de Solano Trindade foi evidenciada na noite dessa quarta-feira, 7/11, na cerimônia de entrega da insígnia da Ordem do Mérito Cultural 2007, realizada no Palácio das Artes, Belo Horizonte (MG). A honraria foi entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Raquel Trindade, filha do poeta, ator, artista plástico, folclorista e teatrólogo que viveu em Embu das Artes entre os anos 60 e 70.
“Pessoa fantástica, um incansável batalhador da cultura popular brasileira”, aclamou Sérgio Mamberti, secretário da Identidade e Diversidade Cultural, ao apresentar o homenageado póstumo. Solano faleceu em 1974, aos 65 anos. Completaria 100 anos em 2008, data cujas celebrações já começaram no Embu e vão culminar num grande evento em julho do próximo ano.
Criada em 1995, a Ordem do Mérito Cultural é a mais alta comenda do governo brasileiro a personalidades e instituições pelo desenvolvimento da cultura nacional. Além de Solano Trindade – condecorado na classe Gran Cruz – foram homenageados Abdias Nascimento, ator, amigo de Solano e também militante da cultura afro-brasileira (indicado para o Nobel da Paz); a atriz Tônia Carrero e o cacique Raoni. Em memória, o maestro Tom Jobim, o compositor Cartola e o cineasta Glauber Rocha, entre outros representantes dos mais diversos segmentos culturais, totalizando 44 agraciados.
O ministro Gilberto Gil declarou que a cultura, vista como uma prioridade do governo federal, receberá investimentos da ordem de R$ 4,7 bilhões nos próximos três anos através do programa Mais Cultura. A “reengenharia” na alocação desses recursos envolverá o governo nas suas diversas áreas: Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação e outras. Segundo ele, até o Ministério da Justiça será beneficiado para atuar nas áreas vulneráveis, afetadas pela criminalidade por falta de projetos culturais. A cultura no governo Lula, disse Gil, está colocada num patamar de prioridade como parte da cesta básica do povo, que precisa ter atendidas não só suas necessidades físicas, materiais e sociais, mas também suas necessidades humanas e espirituais. “A cultura é tudo o que resta além do que temos a comer e a beber. É a expressão mais forte da nossa alma”, definiu o ministro.
A cerimônia ganhou importância ainda maior por acontecer na semana em que se comemora o Dia Nacional da Cultura (5). A premiação deste ano teve como tema “Arquiteturas, Cidades e Territórios”, um tributo a Oscar Niemeyer. Foram convidados e acompanharam a solenidade o prefeito Geraldo Cruz e o compositor e percussionista Vítor da Trindade, neto de Solano.


Maria Regina Teixeira

08/11/2007

fonte:www.embu.sp.gov.br/noticias/exibir.php?id=1043

sábado, 22 de março de 2008

CANGULO - OFICINA DE TEATRO - BCST

OFICINA DE TEATRO



Inscrições:



Dias:



26, 27 e 29/03

02, 03 e 05/04



Horário: 10 ÀS 18 hs



Local:



Biblioteca Comunitária Solano Trindade

Rua Campestre nº 01, loja 02

Ao lado da Padaria do Rai



Requisitos:





-É necessário o candidato apresentar cópia da identidade ou certidão de nascimento,

-ter acima de 10 anos.



Previsão de início: 12/04



http://www.bibliotecasolanotrindade.blogspot.com/

terça-feira, 4 de março de 2008

ASSASSINATO DE RAUL REYES





PRONUNCIAMIENTO DE LAS FARC-EP


ASSASSINATO DE RAÚL REYES

1. Informamos al pueblo colombiano y a la opinión internacional, que ha muerto el comandante Raúl Reyes, revolucionario integral y ejemplar, que entregó toda su vida a la causa de los explotados, la liberación nacional y la Patria Grande que soñó Bolívar. Rendimos honores para él y para los otros 15 guerrilleros caídos a su lado.


2. El comandante, cayó cumpliendo la misión de concretar a través del Presidente Chávez, una entrevista con el presidente Sarkozy, donde se avanzara en encontrar soluciones a la situación de Ingrid Betancur y al objetivo del intercambio humanitario.


3. La alevosía del ataque, la perversidad y el cinismo mentiroso de Álvaro Uribe para deformar las circunstancias de la muerte del comandante Raúl, no solo tensionan peligrosamente las relaciones de este gobierno con las repúblicas hermanas, sino que golpearon de gravedad las posibilidades del Intercambio Humanitario y anularon la salida política al conflicto con este régimen paramilitarizado y pro-yanqui.


4. A los presidentes Hugo Chávez, Nicolás Sarkozy, Rafael Correa, Daniel Ortega, Cristina Fernández, Evo Morales y a todos los gobiernos amigos de la paz, a los familiares de los prisioneros y a esa inmensa mayoría que apoya el Intercambio Humanitario los alentamos a continuar luchando por el despeje de Florida y Pradera.


5. La causa de la paz cimentada en la justicia social por la que el comandante Raúl Reyes ofrendó su vida, sigue ondeando en lo más alto de las montañas de Colombia, en la Plataforma Bolivariana, el Plan Estratégico de las FARC y en la voluntad inquebrantable de lucha de los guerrilleros y del pueblo en todo el país. A Raúl lo recordaremos siempre con profundo cariño, destacándose en él su firmeza revolucionaria, su perseverancia, su tesón y eficacia para dar a conocer ante la comunidad internacional la realidad de las FARC como ejército Revolucionario y, su entereza para dinamizar la estrategia bolivariana de unidad continental.


6. Informamos que el comandante Joaquín Gómez ingresa a partir de la fecha como miembro pleno del Secretariado del Estado Mayor Central.


Honor y Gloria eterna para el comandante Raúl Reyes.


Por la Nueva Colombia, la Patria Grande y el Socialismo: Ni un paso atrás!


Secretariado del Estado Mayor Central de las FARC-EP


Montañas de Colombia Marzo 2 del 2008

segunda-feira, 3 de março de 2008

O Reino é simples!

Artigo 1 – Fica decretado que agora não há mais nenhuma condenação para quem está em Jesus, pois, o Espírito da Vida em Cristo, livra o homem de toda culpa para sempre.

Artigo 2 – Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive os Sábados e Domingos, carregam consigo o amanhecer do Dia Chamado Hoje, por isso qualquer homem terá sempre mais valor que as obrigações de qualquer religião.

Artigo 3 – Fica decretado que a partir deste momento haverá videiras, e que seus vinhos podem ser bebidos; olivais, e que com seus azeites todos podem ser ungidos; mangueiras e mangas de todos os tipos, e que com elas todo homem pode se lambuzar.Parágrafo do Momento: Todas as flores serão de esperança; pois que todas as cores, inclusive o preto, serão cores de esperança ante o olhar de quem souber apreciar. Nenhuma cor simbolizará mais o bem ou o mal, mas apenas seu próprio tom, pois, o que daí passar estará sempre no olhar de quem vê.

Artigo 4 – Fica decretado que o homem não julgará mais o homem, e que cada um respeitará seu próximo como o Rio Negro respeita suas diferenças com o Solimões, visto que com ele se encontra para correrem juntos o mesmo curso até o encontro com o Mar.Parágrafo que nada pára: O homem dará liberdade ao homem assim como a águia dá liberdade para seu filhote voar.

Artigo 5 – Fica decretado que os homens estão livres e que nunca mais nenhum homem será diferente de outro homem por causa de qualquer Causa. Todas as mordaças serão transformadas em ataduras para que sejam curadas as feridas provocadas pela tirania do silencio. A alegria do homem será o prazer de ser quem é para Aquele que o fez, e para todo aquele que encontre em seu caminhar.

Artigo 6 – Fica ordenado, por mais tempo que o tempo possa medir, que todos os povos da Terra serão um só povo, e que todos trarão as oferendas da Gratidão para a Praça da Nova Jerusalém.

Artigo 7 – Pelas virtudes da Cruz fica estabelecido que mesmo o mais injusto dos homens que se arrependa de seus maus caminhos, terá acesso à Arvore da Vida, por suas folhas será curado, e dela se alimentará por toda a eternidade.

Artigo 8 – Está decretado que pela força da Ressurreição nunca mais nenhum homem apresentará a Deus a culpa de outro homem, rogando com ódio as bênçãos da maldição. Pois todo escrito de dívidas que havia contra o homem foi rasgado, e assustados para sempre ficaram os acusadores da maldade.Parágrafo único: Cada um aprenderá a cuidar em paz de seu próprio coração.

Artigo 9 – Fica permanentemente esclarecido, com a Luz do Sol da Justiça, que somente Deus sabe o que se passa na alma de um homem. Portanto, cada consciência saiba de si mesma diante de Deus, pois para sempre todas as coisas são lícitas, e a sabedoria será sempre saber o que convém.

Artigo 10 – Fica avisado ao mundo que os únicos trajes que vestem bem o homem diante de Deus não são feitos com pano, mas com Sangue; e que os que se vestem com as Roupas do Sangue estão cobertos mesmo quando andam nus.Parágrafo certo: A única nudez que será castigada será a da presunção daquele que se pensa por si mesmo vestido.

Artigo 11 – Fica para sempre discernido como verdade que nada é belo sem amor, e que o olhar de quem não ama jamais enxergará qualquer beleza em nenhum lugar, nem mesmo no Paraíso ou no fundo do Mar.

Artigo 12 – Está permanentemente decretado o convívio entre todos os seres, por isso, nada é feio, nem mesmo fazer amizades com gorilas ou chamar de minha amiga a sucuri dos igapós. Até a “comigo ninguém pode” está liberta para ser somente a bela planta que é.Parágrafo da vida: Uma única coisa está para sempre proibida: tentar ser quem não se é.

Artigo 13 – Fica ordenado que nunca mais se oferecerá nenhuma Graça em troca de nada, e que o dinheiro perderá qualquer importância nos cultos do homem. Os gasofilácios se transformarão em baús de boas recordações; e todo dinheiro em circulação será passado com tanta leveza e bondade que a mão esquerda não ficará sabendo o que a direita fez com ele.

Artigo 14 – Fica estabelecido que todo aquele que mentir em nome de Deus vomitará suas próprias mentiras, e delas se alimentará como o camelo, até que decida apenas glorificar a Deus com a verdade do coração.

Artigo 15 – Nunca mais ninguém usará a frase “Deus pensa”, pois, de uma vez e para sempre, está estabelecido que o homem não sabe o que Deus pensa.

Artigo 16 – Estabelecido está que a Palavra de Deus não pode ser nem comprada e nem vendida, pois cada um aprenderá que a Palavra é livre como o Vento e poderosa como o Mar.

Artigo 17 – Permite-se para sempre que onde quer que dois ou três invoquem o Nome em harmonia, nesse lugar nasça uma Catedral, mesmo que esteja coberta pelas folhas de um bananal.

Artigo 18 – Fica proibido o uso do Nome de Jesus por qualquer homem que o faça para exercer poder sobre seu próximo; e que melhor que a insinceridade é o silencio. Daqui para frente nenhum homem dirá “o Senhor me falou para dizer isto a ti”, pois, Deus mesmo falará à consciência de cada um. Todos os homens e mulheres que crêem serão iguais, e ninguém jamais demandará do próximo submissão, mas apenas reconhecerá o seu direito de livremente ser e amar.

Artigo 19 – Fica permitido o delírio dos profetas e todas as utopias estão agora instituídas como a mais pura realidade.

Artigo 20 – Amém!

Caio Fábio e tantos quantos creiam que uma revolução não precisa ser sem poesia.