sexta-feira, 29 de junho de 2007

Nossa História, nossa Vida...andanças...

História não se aprende só na frente de uma quadro com um professor repetindo que está no livro. Nossa História é fruto da luta das pessoas que não estão nos livros. O contato das crianças com as gerações anteriories gera ao menos um questionamento: "Porque tantas pessoas tem tantas Histórias, e não estão nos livros?" Essa foi uma das perguntas que meu aluno me fez quando levei ele para ouvir os anciãos do bairro. Ele percebeu que o que está no livro é muito difierente que o rodeia. Levar as crianças a relacionar problemas que estão á sua volta, ou mesmo os vivendo, com os conflitos que eles leem nos livros. Como outro comentário que foi feito: "professor...somos todos ainda felás não somos?" Depois de quase 8 mil anos uma crianças conseguir identificar que os que dominam são os mesmos é um grande avanço, ainda mais quando em nossas aulas práticas ela olha para o povo na rua e compara com os trabalhadores egípcios. Tentar responder a última pergunta que foi feita talvez não seja um desafio só meu como professor de História, mas de todos nós que acreditamos na luta por construção de consciência: "Professor...se nossa História é tão importante, porque não está nos livros?"













































Um comentário:

Daniel Alves disse...

O descobrimento do Brasil já foi uma historia mau contada e assim sendo acreditamos que as historias contadas pelos livros passam pelo crivo de alguém que direciona o fato segundo a intenção política de nosso pais.
Só fazemos parte das histórias quando somos atingido por uma bala perdida ou somos mortos barbaramente como Chico Mendes.
Se você tem um ideal mesmo que não é parte integrante dos livros ou da historia, acredite nele.
A maior conquista e estar consciente de seus deveres e direitos e saber como lutar por eles sem se igualar as pessoas que usam da violência para manifestar seus pensamentos e ponto de vista.
O uso da força é o primeiro sinal de falta de inteligência.