segunda-feira, 16 de julho de 2007

Luta de Classes


Em minhas reflexões nessa nova fase da minha vida em que chego à casa dos 30, penso que alguns conceitos que defendia tinham que ser revistos.

Em minha adolescência influenciado pelo meu professor de História em enveredeu pelo universo marxista de interpretação dialética.

Longe de ser apenas uma reflexão, procurei pautar minha práxis baseada nas interpretações do velho Marx.

O tempo passa que amadurecemos, temos contato com outras idéias, vislumbramos um outro mundo, a necessidade de levar o pão de cada dia nos leva a sermos pragmáticos, portanto chegamos a conclusão que estávamos: CERTOS!!!

Quanto mais vivo, quanto mais estudo, quanto mais sofro e os meus próximos sofrem atesto que os conceitos de classe demarcam limites que são intransponíveis.

Mas não busco em Marx para fundamentar minha afirmação.

A velha Bíblia em um trecho pouco conhecido pelos "cristãos"


“Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;
o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes.
Tesouros acumulastes nos últimos dias.
Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.”


Tiago 5:1-6



Isso é uma promessa, portanto ainda há uma Esperança!

Nenhum comentário: